Dicas para se tornar mais produtivo

Olá caros amigos, mais uma vez pra variar eu estou sumido. Mas calma, vou explicar.

Recentemente saí da agência que eu estava trabalhando e estou me dedicando agora a vida de freela o que faz com que eu trabalhe muito mais, por isso não está sobrando tempo para postar aqui no blog, mas com o tempo vou publicando algumas coisas que tenho em mente. Mas vamos lá!

Por eu estar trabalhando apenas como freelancer, uma coisa que acontece vez ou outra, é acumular muitos jobs e eu ficar perdido, não sabendo por onde começar. O resultado é ir levando vários jobs ao mesmo tempo e acabar ficando totalmente enrolado.

Quando percebo que chegou nesse ponto (na verdade não era pra deixar chegar a esse ponto), eu tenho algumas estratégias que me ajudam muito. Sim, eu sei que por aí na internet tem muitos textos dando dicas e mais dicas, mas aqui vão mais algumas, que funcionam perfeitamente comigo.

Identificando o problema

Obviamente a primeira coisa a se fazer é identificar qual o problema para posteriormente resolvê-lo. Eu creio fortemente que o melhor jeito de enfrentar um problema, é saber onde foi que você vacilou, voltar até aquele ponto, reparar o que tiver que reparar e seguir em frente.

Aqui seguiremos essa mesma lógica: O que está errado? O que posso melhorar? O que não vale a pena mexer e pode ser deixado pra trás?

Os problemas que eu costumo enfrentar são de muitos emails para responder, jobs acumulados, ter que cuidar da casa (afinal eu moro sozinho e não tenho ninguém para fazer essas tarefas pra mim), etc.

Prioridades

  • Qual job que tem prioridade maior? Defina primeiramente isso!
  • Defina também os emails em uma ordem de prioridade para responder.
  • Você já almoçou ou saiu pra tomar um ar? Acredite, muitas vezes esses minutos off de trabalho ajudam a esclarecer muitos problemas. (creio que todos programadores já passaram um dia inteiro tentando resolver um problema em um código e não conseguiu, mas após uma boa noite de sono, a resposta vem em 5 minutos)

Soluções práticas

  • TO DO LIST. Jogue tudo que você tem para fazer em uma folha de sulfite. Mas escreva tudo mesmo, até mesmo escovar os dentes, na correria você acaba esquecendo até disso hehe.
  • Em uma nova folha, coloque cada tarefa por ordem de prioridade.
  • Conforme for matando jobs, risque com uma caneta marca texto.
  • Anote lembretes importantes em Post-it.
  • Tire um tempo para fazer todas ligações telefonicas que você está adiando, e faça tudo de uma vez, também por ordem de prioridade.
  • Responda os emails mais simples que não vão demorar 2 minutos, tudo de uma vez.
  • Naquela sua folha de tarefas, divida os emails que vão demorar para serem respondidos.

Procrastinação

Não preciso nem dizer que esse é um dos principais mal que assombram qualquer um. Esse é um assunto que não pretendo me aprofundar, pois não é a ideia desse post falar sobre, mas segue uma dica que eu procuro seguir para evitar a procrastinação.

5/30

Esse valor vai de cada pessoa de acordo com sua capacidade de responsabilidades. Para mim, 5/30 é perfeito!

Mas o que diabos é 5/30?

5 minutos de descanso para cada 30 minutos trabalhado. Ou 10 minutos de descanso para cada 1 hora trabalhada.

Nesse tempo de descanso, faça qualquer coisa, tome um café, veja o movimento na rua, leia as notícias, converse com pessoas reais, longe de um computador, leia o www.danielvieira.me ou veja fotos legais no www.xani.com.br

 

Então é isso, amigos. Com essas dicas, posso garantir que muitas horas de trabalho serão poupas, tudo por conta da organização.

Até a próxima!

About author View all posts Author website

Daniel Vieira

1 CommentLeave a comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.